BRUNO
SCHWABENLAND RAMOS, R. A 1157626
CONVALIDAÇÃO
EM TEOLOGIA - CLARENTIANO
VITORIA-ES
2014
1. INTRODUÇÃO
O
filme deste lançado este ano relata um Noé fora dos padrões pré- estabelecidos
da bíblia canônica, mas com isso houve a crítica de vários religiosos que
acompanharam a sessão nos cinemas. Uma mistura da mitologia com a crença de
outras religiões sobre o diluvio universal.
Assistindo
a produção cinematográfica houve a necessidade de ter uma mente aberta e se
desprendendo de todos os conceitos teológicos, mas pesquisando alguns fatos
sobre dos anjos que foram punidos pelo Criador, pois este não aceitava que
fosse mentor da humanidade e em uma abordagem diferente da bíblia canônica que
se referia a estes seres como os anjos decadentes do exercito Luciferiano. Não
faz uma abordagem clara sobre o motivo do dilúvio, mas pesquisando este
evangelho não canônico, tem mesma a hipótese do livro de Gêneses que descreve
que os filhos de Deus tomaram para si esposas e alguns acreditam que sejam os
anjos que caíram por causa da luxúria. Segundo o Evangelho Apócrifo de Enoque
(Enoch) capitulo 15
Agora, os gigantes
que têm nascido de espírito e de carne, serão chamados sobre a terra de maus
espíritos, e na terra estará a sua habitação. Maus espíritos procederão de sua
carne, porque eles foram criados de cima; dos santos Sentinelas foi seu
princípio e a sua primeira fundação. Maus espíritos eles serão sobre a terra, e
de espíritos da maldade eles serão chamados. A habitação dos espíritos do céu
será no céu, mas sobre a terra estará à habitação dos espíritos terrestriais,
os quais são nascidos na terra.
Estes
anjos que ajudariam a humanidade deixando a sua habitação pode ter alusão aos
anjos solares segundo algumas correntes esotéricas, associados à lenda de
Prometeu que trazia o fogo na mitologia grega e estes anjos trouxeram a luz
para a humanidade, representando a quinta essência da evolução humana.
2. ETAPAS ANTES DA
CONSTRUÇÃO DO DILÚVIO
Noah
tem um sonho aterrorizante que o Criador puniria o mundo que havia se tornado
violento, mas não é focada na produção cinematográfica, a questão do pecado
previsto nos evangelhos canônicos, apenas pegando o fruto proibido e com isso
perdendo a inocência original, na trama não é mencionada a figura do ser
maligno. Os demônios que são retratados
na tradição judaicos cristãos como seres de natureza perversa, mas no filme são
estes anjos solares que perderam o brilho e por ajudar o protagonista a
construir a grande arca, com enfrentamento ao exercito descendente de Caim, a
fim de, ajudar os escolhidos a se salvarem, acabam sendo perdoados pelo Criador
(nota-se não usa o nome de Deus na maioria das falas).
O
personagem central tem uma postura fundamentalista se autoproclama como o único
merecedor da clemencia divina, entretanto defendo a destruição dos descendentes
de Caim. Em uma abordagem segundo Jimmy
Carter retrata a questão do fundamentalismo religioso algo pertinente no
personagem de Russel Crower, como característica desta postura demostra ser um
homem autoritário, se considerado superior aos demais, pois estes eram da
geração perdida de “cainista” e considerava natural a punição destes supostos
ímpios. Nesta época retrata a posição da
mulher que não tem nome na trama, pois era retratada apenas como procriadora,
entretanto contextualizando em religiões extremistas as mulheres são oprimidas
pelos “Noah” da atualidade. Os filhos
poderiam se representados os companheiros de credo que não teria direito a
questionar, as supostas verdades, e na atualidade seriam satanizados.
Há
uma clara separação entre os descendentes de Noah, que segundo a abordagem do
diretor Darren Aronofsky, há uma
clara diferença em que demostra que estes líderes fundamentalistas, estavam
certos em sua postura segregacionista contra os descendentes de Caim, sem ao
menos mencionar o arrependimento para estes supostos “perdidos”, entretanto a
punição com a morte seria natural (o mito do Deus violento e punidor). De
acordo com Carter (2007, p. 28).
Quase invariavelmente, os movimentos
fundamentalistas são conduzidos por homens autoritários, que se consideram
superiores aos demais, dentro dos grupos religiosos, propõem-se acirradamente a
subjugar as mulheres e dominar seus companheiros de credo;
Embora os fundamentalistas acreditem
que o passado é melhor do que o presente, eles retêm aspectos de suas crenças
religiosas - tanto históricas como no mundo moderno- dos quais possa se
beneficiar;
Os fundamentalistas fazem claras
distinções entre eles (como crentes) e os outros, convencido do que estão
certos e de que qualquer que o contradiga é ignorante e possivelmente maligno;
[...]
Em resumo, há três palavras que
caracterizam este tipo de fundamentalismo: rigidez, domínio e exclusão.
3. A CHEGADA DO DILUVIO
Os Sentinelas
ajudaram na construção da arca, o que no Evangelho de Enoque são chamados de
anjos e na bíblia canônica estes anjos decadentes sãos rotulados de demônios.
Noah pede uma intermediação destes
antigos seres para que os ajudem contra o exército dos descendentes de Caim, ao
ser destruído aquela aparência petrificada, os anjos recuperam o brilho
original e conseguem retornar para a casa.
Diferentemente
da tradição judaica (Torah) que afirma que a família do personagem central da
trama foram os únicos sobreviventes do cataclismo, mas o chefe do exército de
Caim luta para tomar a arca do comando de Noah para criar uma nova raça humana
segundo a sua imagem. No interior da arca é travado uma luta violenta entre
estes dois personagens o protagonista e vilão, este último acaba morrendo pelas
mãos do filho de Noah.
Ao saber da
gravidez de uma das noras supostamente cumprindo a missão divina, pois deveria
matar a criança caso nascesse do sexo feminino, tão obstinado em cumprir este
mandamento para que a raça humana comece purificada (alusão do que em nome de
Deus acaba cometendo atrocidades), ao saber do nascimento das crianças, então
pega uma faca para matá-las, mas não consegue realizar tal coisa. A família de
Noah por diversas vezes questionou a postura adotada, porem várias vezes fora
sarcástico na forma de falar (alusão a uma liderança religiosa autoritária que
não considera a opinião de outros companheiros de credo). Para entender um pouco o lado humano bem
retratado pelo diretor, demonstrado vários conflitos, entretanto o mais
marcante é a postura diante da religião, seguindo uma abordagem de Allport, na
verdade o personagem principal adotou a Religião Extrínseca, isto seria um
comportamento de uma personalidade religiosa imatura, por este modelo religioso
é fomentado modelos de exclusão (a recusa do personagem principal aceitar que
os outros seriam merecedores da clemencia do Criador) e ódio (algo presente ao
ser referir aos descendentes da suposta raça amaldiçoada). Teorizando a
imaturidade religiosa visto pelo fundamentalismo religioso do único escolhido a
ser salvo, uma alegoria a imaturidade e o egoísmo existente na infância.
De alguma forma
as sociedades antigas tinham alguma forma de religião, o filme não retrata,
entretanto contextualizando o sistema de crença seguido, norteava para a
direção, em que a luta contra os infiéis era justificada, como zelo diante da
obra de Deus, com isso há um apoio a atitudes preconceituosas e atos de ódio
(fato da religião extrínseca).
Outro ponto
central é a posição de Noah diante da família, por isso não compreendia os
questionamentos realizados pela mulher e filhos, trazendo para o
fundamentalismo religioso a postura adotada, não havia uma relação afetuosa com
os outros companheiros de credo, tendo uma visão desequilibrada da figura do
transcendental. Poderia ser caracterizado segundo Allport
Para ele os sentimentos religiosos da maioria das
pessoas são nitidamente imaturos, sendo, na verdade remanescente da infância.
Para Allport, esses sentimentos são construções ego-centralizadas, em que
indivíduos adotam uma divindade para ajudá-los em seus interesses imediatos.
Buscam, assim, um pai benevolente. Também tendem uma visão particular da
denominação; tendem a achar sempre “minha religião é melhor do que dos outros”
ou “Deus prefere meu povo”. Nesse caso, a religião seria simplesmente um
instrumento da autoestima, sendo claramente utilitarista e incidental, segundo
ele. Esse tipo de religiosidade seria, na verdade um tipo mecanismo de defesa de
uma personalidade não complemente madura. Para Allport, tal forma de
religiosidade teria um valor “extrínseco”, pois o indivíduo crê que, sendo
religioso, isso seria útil para seus objetivos imediatos (Allport, 1961/1973)
Alguns estudos mostram que o preconceito racial é mais
comum entre os que frequentam do entre os que não frequentam igrejas. Esse fato
é suficiente para mostrar que a religião é, frequente, uma forma de dividir, e
não de unir. A religião extrínseca dá apoio a exclusões, preconceitos e ódios
que negam todos os critérios de maturidade. O eu não se amplia, não existe
relação afetuosa com os outros, nem segurança emocional, nem percepção
realista, nem auto compreensão, nem humor.
4. CONCLUSÃO
O filme retrata
claramente a posição fundamentalista de Noah o que retrata, posicionamentos de
posturas de alguns grupos extremistas, pode ser citado como exemplo uma fé
desequilibrada ao líder do Estado Islâmico, pois segundo a ONU cometeu diversos
crimes de guerra. E a mulher é oprimida pelo sistema religioso.
Referencias
CARTER,
Jimmy. Nossos valores em risco: A crise moral dos EUA. Tradução de Hilton
Felício dos Santos; pesquisa e revisão cientifica Thereza Christina Rocque da
Motta. – Barueri, SP: Manole,2007.
ENOCH
(Evangelho Apócrifo). Disponível no endereço eletrônico: http://www.buscandoluz.org/estudos/133_O%20Livro%20de%20Enoque.pdf
NOÉ
(filme). Direção Darren Aronofsky. Atores: Russel Crowe (Noé), Jennifer Connely
(Naameh), Anthony Hopkins (Mathusalem). Paramond Pictures: 2014 (lançamento 3
de abril de 2014)
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